top of page

Um raio X partidário das disputas para vereador em 2024

Vitor Vasquez


No primeiro domingo de outubro acontecerão as eleições municipais de 2024 e, a partir dela, elegeremos os integrantes das casas legislativas de nossas cidades. Os partidos políticos levam a sério essas disputas, pois o custo de participação é baixo em comparação aos demais cargos eletivos no Brasil e, ao mesmo tempo, assumir uma cadeira no Legislativo municipal pode representar a porta de entrada para uma carreira política. Consequentemente, as disputas para a Câmara dos Vereadores são bastante competitivas. Tanto que, na eleição que se avizinha, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teremos, em média, 6,4 candidatos por vaga para vereador.

Cada disputa municipal carrega as suas especificidades: problemas mais locais, aspectos culturais, elites políticas próprias e assim por diante. Por outro lado, os partidos que as disputam são os mesmos que participam das eleições gerais e, elementos da política nacional e estadual impactam também o âmbito municipal. Esse reflexo pode ser observado a partir das candidaturas para vereador. Tal dinâmica pode ser observada pelo quadro a seguir, no qual constam os dez partidos que mais lançaram candidatos para vereador em 2024 e os dez partidos que em mais municípios lançaram candidatos.


PARTIDO

CANDIDATOS

% CANDIDATOS

PARTIDO

MUNICÍPIOS

% MUNICÍPIOS

MDB

40721

9,4%

MDB

3872

69,5%

PP

36875

8,6%

PP

3464

62,2%

PSD

35798

8,3%

PT

3439

61,8%

União Brasil

33988

7,9%

PSD

3349

60,1%

PL

33016

7,7%

União Brasil

3160

56,7%

Republicanos

31793

7,4%

PL

3071

55,1%

PT

27305

6,3%

Republicanos

2891

51,9%

PSB

24845

5,8%

PSB

2290

41,1%

Podemos

22533

5,2%

PSDB

2129

38,2%

PDT

21504

5,0%

PDT

2002

35,9%

Fonte: elaboração própria. Dados do TSE.


Como pode ser visto, partidos como MDB, PP, PSD, União Brasil, Republicanos e PSB investem pesado nas eleições para os legislativos municipais, estando entre os que mais oferecem candidatos e em que mais municípios oferecem. Isto não acontece por acaso, pois estes mesmos partidos figuram entre as maiores bancadas da Câmara dos Deputados e possuem governadores estaduais. Portanto, eles se apresentam como forças políticas relevantes no Brasil nas três esferas de atuação: municipal, estadual e nacional.

Considerando agora PT e PL, partidos que protagonizaram a disputa presidencial de 2020, possuem as maiores bancadas da Câmara dos Deputados e governam estados no Brasil, observamos que, embora a atuação deles nas eleições para vereadores esteja entre as dez maiores, eles não encabeçam as listas. Em outras palavras, PT e PL investem alto nos legislativos municipais, mas ainda assim, menos do que outros partidos. Ainda em relação aos dois, vale destacar a diferença de estratégias de candidatura. Ao passo que o PT é o sétimo da lista em termos de número de candidatos e o PL o quinto nesse mesmo quesito, eles se posicionam, respectivamente, em terceiro e sexto quando o assunto é o número de municípios onde lançam candidatos. Assim, o PT opta por lançar menos candidatos em mais municípios e o PL, em termos comparativos, por lançar mais candidatos em menos municípios.

Um último tema a explorar nesse raio X partidário das disputas para vereador em 2024 trata do impacto dos governos estaduais nestas disputas. Sobre esse aspecto, vale refletir sobre o quanto o partido do governador impacta no lançamento de candidatos para o Legislativo municipal. 


ESTADO

GOVERNADOR

POSIÇÃO

ESTADO

GOVERNADOR

POSIÇÃO

AL

MDB

1

SC

PL

2

PA

MDB

1

RR

PP

2

RJ

PL

1

PB

PSB

2

AC

PP

1

CE

PT

2

ES

PSB

1

SP

Republicanos

2

PR

PSD

1

AM

União Brasil

2

SE

PSD

1

MA

PSB

3

MS

PSDB

1

BA

PT

3

PI

PT

1

PE

PSDB

5

TO

Republicanos

1

RS

PSDB

6

GO

União Brasil

1

RN

PT

6

MT

União Brasil

1

AP

Solidariedade

7

RO

União Brasil

1

MG

Novo

17

Fonte: elaboração própria. Dados do TSE.


Em 13 dos 26 estados (50%), o partido do governador foi o que mais lançou candidatos para vereador. Em seguida, há seis estados com o partido do governador na segunda posição e dois na terceira. Somente em MG o partido do governador aparece mal posicionado, com o Novo ocupando a 17ª posição. Isso não surpreende, uma vez que o Novo é um partido eleitoralmente pequeno no âmbito nacional, ocupando somente quatro cadeiras na Câmara e uma no Senado Federal. Esse, aliás, é um bom exemplo de como a política de outras arenas federativas impactam a municipal.

Isto posto, é possível constatar que a política municipal reflete aspectos nacional e estadual. Contudo, o esforço dos partidos para ocupar os legislativos locais, oferecendo candidatos em boa parte dos municípios, indica que o inverso também ocorre, isto é, que a política local também influencia a de outras arenas. E, se políticos e partidos se preocupam com a vereança, nós cidadãs e cidadãos também devemos nos preocupar. Por isso, é importante refletirmos detidamente sobre nossas escolhas nas próximas eleições. 


1 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page